Meio de Transporte Buenos Aires – Ônibus(Colectivo)

Quando fiz minhas pesquisas sobre BsAs li pouca coisa a respeito do sistema de ônibus, poucos comentários e dicas. A principal diferença que valeria um comentário é o sistema de cobrança: quando você entra no ônibus você deve informar ao motorista aonde você vai e com base nessa informação o motorista, que possui um pequeno display, aperta um botão. Em seguida você deve inserir moedas numa… digamos… máquina “caça-níquel” (desculpem, mas foi a melhor definição que encontrei) até atingir o valor da passagem que foi determinada pelo motorista quando  este apertou o botão (quanto mais longe, mais cara). Há um visor nessa máquina indicando quanto falta para atingir o valor da passagem e quando isso acontece a máquina imprime um pequeno recibo/comprovante. E não pensem que o motorista fica fiscalizando todo esse processo, não fica não! E você, acha que esse sistema daria certo aqui no Brasil?

Achei interessante descrever esse sistema porque para nós brasileiros é confuso. Eu e a minha esposa nos confundimos, precisamos da assistência de um argentino para nos ajudar e depois com calma, entender o processo.

Abaixo mais algumas informações úteis ou interessantes:

– os ônibus possuem números (tipo 58… 135… e não “Pça da Bandeira”… “Santana”… etc. como ocorre em SPaulo), são várias linhas e param em pontos específicos, ou seja, há um ponto onde para o 58 e 47 e outro ponto mais adiante onde para o 67 e o 112, por exemplo. Fique atento nisso. Na maioria dos pontos junto com a indicação do número dos ônibus que ali fazem parada também consta o itinerário dos mesmos.

– a passagem varia de A$ 1,10 a 1,25. E só se aceita moedas! Tenha sempre moedas no bolso, não as utilize no comércio. O metrô (subte) é um local para se conseguir moedas, utilize cédulas altas para conseguir muitas moedas.

–  há um guia que é vendido em BsAs com todas as linhas e seus itinerários. Não deve custar mais que A$ 6,00. Você deve encontrar em livrarias ou bancas de jornal. Ajuda muito, você se sente mais seguro e confiante e não dependerá tanto dos taxis.

No mais posso dizer que vale a pena, eu recomendo. Ônibus limpos, não muito cheios, motoristas educados. Para ir, por exemplo, do Cento para San Telmo ou Caminito, é uma excelente opção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: